Analytic PlatformBlogKNIME

Machine Learning Vs Análise Estatística?

Frequentemente, ouço pessoas se referindo a análise estatística como sendo Machine Learning e até mesmo, se referindo a qualquer modelo de análise de dados como sendo modelo de machine learning.

Então decidi escrever brevemente sobre este assunto para despertar algumas reflexões.

De fato, tanto a análise estatística quanto machine learing são utilizadas para entender ou predizer algum evento com base nos dados. No entanto, estas duas tecnologias apresentam algumas diferenciações.

Algumas delas são:

Machine Learning - tabela de diferenças

Ainda que análise estatística e machine learning convergem em alguns aspectos e podem ser utilizadas em conjunto para resolver alguns tipos de problemas, estas tecnologias apresentam algumas distinções.

Pra citar dois exemplos, considere um epidemiologista ou cientista de dados da área de saúde pública.

Quando está interessado em descobrir os principais fatores de risco associados ao aumento de casos de dengue de modo a orientar uma política pública de prevenção, está fazendo analise estatística pura e simplesmente.

Agora, se o mesmo cientista, está desenvolvendo um algoritmo que aprende a selecionar as regiões mais arriscadas de forma automatizada e em seguida  sugerir o envio preventivo de equipes móveis, está fazendo machine learning, mesmo que o modelo utilizado seja um dos clássicos da estatística, como a boa e velha regressão linear.

Quais os benefícios de entender a diferença?

O profissional que possui um melhor entendimento de quando esta fazendo análise estatística e quando esta desenvolvendo machine learning, terá como benefícios:

  • Um melhor entendimento do quadro geral, que ajudará a definir a melhor proposta de solução para o problema a ser investigado;
  • Melhor habilidade em buscar fontes adequadas para o seu autodesenvolvimento e sua pesquisa;
  • Ter uma melhor crítica sobre os (inúmeros) artigos que estão sendo publicados na área (de todas as qualidades);
  • Seguir as melhores práticas e técnicas de análise estatística e machine learning.

Pode ocorrer de um estatístico desenvolver machine learning e um cientista de dados utilizar análise estatística em seus projetos há um bom tempo e nem sabiam disso.

Por isso, acredito ser importante para os profissionais que atuam com a análise de dados terem em mente este conceitos. Possibilitando assim, expandir os seus conhecimentos e até mesmo aplicar métodos fora de seu domínio de especialização.

Espero que este breve post tenha contribuído com a sua jornada de aprendizado.

Caso tenha interesse em saber mais sobre: o desenvolvimento de modelos estatísticos e de machine learning, participe do nosso próximo workshop:

Workshop Hands-on Big Data & Analytics

Um grande abraço!

Marcus Vinicius Estanislao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *