Vão aqui algumas sugestões:
Para que um departamento de recursos humanos se mantenha alinhado e engajado com os objetivos da empresa, é fundamental que utilize os dados como um dos insumos para avaliar e definir as estratégias com base nos dados.
Por exemplo, se a empresa oferece benefícios aos colaboradores, ela poderá saber quem está aproveitando as vantagens e quem não está. Poderá também, investigar qual o valor percebido deste benefício pelos colaboradores. Um outro exemplo seria avaliar, com base nos dados, o processo de recrutamento e contratação de novos colaboradores e a respectiva aderência às vagas, gerando relatórios em seu sistema de rastreamento de candidatos.
De forma geral os analistas e gestores podem criar e monitorar diversas métricas provenientes dos processos e atividades do RH.
Para ser mais específico, é de People Analytics que estamos falando – o processo de coleta, organização e análise de dados sobre o comportamento dos colaboradores, com o intuito de contribuir para a tomada de decisão estratégica em uma empresa.