Uma das grandes vantagens do KNIME Analytics Platform é a sua capacidade de analisar diversos tipos de dados. O projeto “Zika virus in the Americas” é um ótimo exemplo de exploração de dados epidemiológicos com o KNIME.
Para conter e controlar a disseminação do Zika, epidemiologistas precisam conhecer os caminhos pelos quais o vírus se espalha, bem como as múltiplas formas de sua composição genética de acordo com a localização.
Os recursos de análise visual disponíveis no KNIME oferecem um excelente recurso para investigar essas questões, pois permite investigar e visualizar interativamente dados temporais (dia, ano do mês) e espaciais (país, latitude, longitude), bem como informações filogenéticas. Essa visualização permite, por exemplo, filtrar por ano ou selecionar uma linhagem de Zika específica no mapa interativo, na árvore filogenética e na tabela.
Sendo assim, com o KNIME Analytics Platform é possível explorar de forma interativa como o vírus Zika se espalhou ao longo do tempo e relacioná-lo a similaridades de seqüências no genoma do vírus. Você pode investigar os resultados através da plataforma do Google Analytics ou implantar o KNIME Server workflow e apreciar a exibição no WebPortal, o qual dá, por exemplo, a um especialista em vírus Zika a chance de interagir com os dados sem precisar saber como usar o KAP.
20/05/2019
Autor: Jeany Prinz
Artigo na íntegra disponível em: https://www.knime.com/blog/from-a-for-analytics-to-z-for-zika-virus