Analytic PlatformKNIMELow CodeNo Code

As principais diferenças entre Plataformas Low-Code e No-Code

Plataformas Low Code

Plataformas low-code e no-code têm se popularizado por usuários que desejam uma rápida e eficiente implementação de aplicativos sem a limitação do código.

Através de uma interface intuitiva e representações visuais que permitem um desenvolvimento de baixo risco e alto retorno.

Ambas as plataformas contam com uma acelerada curva de aprendizado e a possibilidade de resolver os mais variados problemas com muita mais agilidade comparado ao desenvolvimento tradicional, que demoraria semanas ou até meses para ser concluído.



LOW-CODE É VERSÁTIL; NO-CODE É FÁCIL


Embora as duas sejam semelhantes, existem algumas diferenças que merecem ser destacadas.

A primeira delas é que, enquanto as low-code apresentam a possibilidade e talvez a necessidade de escrever algum código por parte dos usuários, as no-code eliminam completamente esse conceito.

A segunda, por sua vez, é o objetivo principal da plataforma – enquanto as low-code priorizam a velocidade de desenvolvimento, as no-code priorizam a facilidade de uso.

E por fim, enquanto as low-code são ferramentas multifuncionais capazes de criar aplicativos complexos e facilitar o intercâmbio entre plataformas, as no-code são como plataformas com propósitos mais específicos em que o usuário pode criar aplicativos com modelos pré-definidos.

CONCLUSÃO


Toda ferramenta tem sua limitação. Apesar de certas aplicações oferecerem a possibilidade do desenvolvimento sem nenhum tipo de código, muitas delas oferecem a possibilidade de inserção de código para usuários mais avançados.

Isso acontece porque, à medida que o usuário se especializa na plataforma, ele passa a requerer customizações que estão além da versatilidade da ferramenta.

Nesse contexto, o low-code passa a ser mais indicado que o no-code.

Por outro lado, a possibilidade de criar aplicações sem nenhum código permite que muitos usuários, que antes dependiam de terceiros, possam concretizar suas demandas de forma totalmente independentes.

De qualquer maneira, as vantagens das plataformas com pouco ou nenhum código são numerosas e elas atendem uma demanda crescente por aplicações feitas por usuários não especializados em TI ou equipes multidisciplinares.

Caso queira conhecer a poderosa e versátil ferramenta low-code KNIME Analytics Platform, entre em contato conosco

11 3280-6819 | 11 99428-2105 | contato@hupdata.com

Ou acesse KNIME

Autor: Eduardo Cherobim Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.