AnalyticsBusiness IntelligenceCiência de DadosData Science

Aplicação de Ciência de Dados em diferentes áreas de negócios

tecnologia, ciencia de dados

Ciência de Dados ou Data Science é uma área de conhecimento interdisciplinar, que tem como objetivo o estudo e análise de dados direcionado à tomada de decisão. 

O seu propósito é extrair conhecimento dos dados para poder compreender eventos já ocorridos no negócio ou até mesmo predizer futuros eventos. A Ciência de Dados engloba diferentes áreas como Big Data ou Machine Learning.

É possível aplicar Ciência de Dados praticamente em todos os setores econômicos.

Ciência de Dados no Varejo

Ela tem ajudado as empresas do setor de varejo a segmentar cada vez melhor todos os seus clientes, por interesses e necessidades. 

É com base no conhecimento gerado através da ciência de dados que as empresas de varejo conseguem insumos para criar produtos e soluções cada vez mais personalizadas aos clientes. 

Além disso, conseguem criar uma “experiência”  de uso que encanta os clientes e gera reconhecimento da marca. 

Em conclusão, todo conhecimento preditivo gerado através da ciência de dados tem possibilitado às empresas de varejo uma enorme economia operacional.

Apenas imagine o trabalho e a estrutura necessária para manter um estoque. Ter um entendimento mais acurado sobre sazonalidades, tendências de baixa e alta  de vendas poupam inúmeros recursos e investimentos.

Setor da Saúde

Muito se fala que os próximos grandes avanços em diferentes áreas de conhecimento não serão dados mais por humanos, mas por uma máquina treinada para aprender.

A principal candidata desta “profecia” é a área de Saúde. 

O estudo e comparação dos infindáveis tipos de vírus, bactérias, doenças, sintomas e diagnósticos só é possível, nos dias de hoje e em tempo hábil, através do poder computacional em conjunto com técnicas analíticas de ciência de dados.

Todos os dados gerados sobre diferentes diagnósticos ao redor do mundo, bem como sobre a propriedade de cada elemento utilizado em algum tratamento,  é o que possibilita insights de novas vacinas ou tratamentos.

Setor Financeiro

Por meio de análises preditivas, áreas do segmento financeiro tem conseguido analisar riscos de maneira mais assertiva. 

Recentemente o setor financeiro foi um dos que mais sofreram, com o “estouro de bolhas”. Por causa de tudo que ocorreu, hoje temos políticas mais conservadoras para concessão de crédito.

Quanto mais segurança houver, ou melhor dizendo, quanto menor for o risco, mais as instituições financeiras podem conceder bom crédito para quem precisa.

Entretanto, o desafio do cálculo destes riscos é imenso. 

É somente através da aplicação de técnicas analíticas que, com base nos dados do passado, conseguimos predizer situações futuras. 

Através da aplicação de várias técnicas de Machine Learning conseguimos calcular o risco com a melhor acurácia possível através dos dados disponíveis.

Ciência de Dados em Marketing  

Uma das áreas que mais tem se engajado com a área de Ciência de Dados. 

Marketing, sobretudo nos dias de hoje, tem sido aplicado no mundo digital. Qualquer empresa que ainda não tenha construído a sua presença digital está arriscando o futuro de seu negócio e perdendo oportunidades.

No mundo digital, o marketing possui um leque de possibilidades incrível para geração de dados sobre clientes. 

Consequentemente, quanto mais dados eu tiver sobre o meu cliente mais assertivo poderei ser em minhas ofertas. Quanto mais assertivo for minhas ofertas, maiores serão as minhas conversões, ou seja, meus resultados, ROI

Ofertas assertivas envolve poder ofertar o melhor produto, para o cliente que precisa, no momento que ele precisa, seja onde ele estiver, através do meio do meio de comunicação que ele usa ou prefere.

Para isso existem infindáveis ferramentas de Analytics, CRMs, ferramentas de e-mail marketing, logs de servidores, enfim uma grande quantidade de instrumentos para captar dados de seus clientes.

Análises de segmentação de público, sentimento, reconhecimento de marca e predição de conversões são algumas das principais aplicação das técnicas de Ciência de Dados nesta área.

Conclusão

Nunca foi tão importante usar a Ciência de Dados dentro de uma organização quanto hoje. Como vimos acima, as aplicações podem ser implementadas em diferentes áreas de negócio.

Muitas empresas já entenderam o valor dos dados para gerar insights, oferecer melhores serviços e produtos e reduzir despesas. 

Se você tem interesse em conhecer as soluções da HupData em Análise de Dados e Machine Learning, clique aqui.

Se quiser ler um pouco mais sobre a criação e entrega de projetos de Data Science em diferentes negócios, veja esse post: ” Entregando projetos de AI e Data science na área de negócios“.

Publicado por Natanael Domingos – Data Analyst HupData

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *