Ciência de DadosData DrivenNegocios

Como conseguir apoio em projetos de Ciência de Dados?

Liderar iniciativas e projetos de Ciência de Dados nas empresas não é uma tarefa fácil.

É preciso entender os problemas de negócios, convencer os executivos e conseguir apoio para dar tração aos projetos de Ciência de Dados. Ainda que a maioria dos executivos já entendam que os dados são um dos ativos mais valiosos da organização, é importante ter argumentos bem fundamentados.

Não precisa ir muito longe, comece mostrando a lista das 4 empresas mais valiosas do mundo em 2022 – Apple, Google, Amazon e Microsoft. E o que elas têm em comum? Tecnologia e Dados.

Mas, continue lendo e veja abaixo estudos e pesquisas que vão ajudar você a conseguir apoio para seus projetos de Ciência de Dados.

O que significa ser uma empresa data driven?

Uma empresa orientada a dados usa dados para tomar decisões. Parece óbvio, mas isso é uma mudança radical em relação à forma como muitas empresas operam.

Tradicionalmente, as decisões de negócios são tomadas como uma reação instintiva ao que está acontecendo ou reativa às ações de concorrentes. 

Em contrapartida, as decisões data driven são baseadas em evidências, análises e não em suposições nem achismos. Como resultado, isso leva a melhorias de produtos e serviços, atraindo mais clientes.

As vantagens de se tornar uma organização data driven

Existem inúmeras vantagens de se tornar uma empresa orientada a dados. Algumas delas são:

  • Supera a concorrência. Como mencionado anteriormente, muitas empresas tomam decisões de negócios baseadas em ações de seus concorrentes. No entanto, uma empresa orientada a dados prevê o que acontecerá e pode sair na frente da concorrência. Ao entender o que os clientes querem e precisam, uma empresa data driven pode suprir essa demanda, antes de qualquer outra.
  • Melhora a retenção de clientes. Clientes satisfeitos são mais propensos a permanecer, e as empresas data driven sabem como deixar seus clientes felizes. Eles fazem isso entendendo o que motiva os clientes e usam essas informações para fornecer o que eles desejam
  • Ajuda a diminuir taxa de churn. Os dados ajudam a identificar clientes insatisfeitos antes que eles saiam, para que as empresas possam antecipar e tomar medidas para diminuir o impacto. 

Pesquisas mostram as vantagens das empresas data driven

  • Segundo a pesquisa da Price Waterhouse Coopers, as organizações orientadas por dados podem superar seus concorrentes em 6% em lucratividade e 5% em produtividade.
  • As organizações orientadas por dados são 58% mais propensas a superar suas metas de receita do que aquelas não orientadas por dados. Forrester Consulting Survey 
  • 81% concordam que os dados devem estar no centro de todas as tomadas de decisão, segundo a Pesquisa Ernst & Young

Esses estudos vão ajudar você a “vender” seus projetos de Ciência de Dados na sua organização e conseguir apoio da diretoria e de outras áreas.

E, se quiser conhecer melhor nossas soluções, clique aqui.

Case Continental

Veja como a líder de projetos Ana Flavia Bicalho Padoves, da Continental conseguiu apoio para os projetos de Ciência de Dados. A receptividade foi tão boa que eles iniciaram com 4 projetos e hoje já são 8 projetos em andamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.