AnalyticsData ScienceKNIMEManipulação de DadosNegocios

Manipulação de Dados – O que é? Qual a importância p/ empresas?

Hoje em dia existem muitos dados; mas eles são mais diversificados e complexos do que nunca. É demorado e tecnicamente desafiante preparar os dados em um formato adequado para análise.

Os dados que uma empresa coleta não são apenas importantes, mas de fato, são o seu ativo mais valioso.

1 – O que é Manipulação de Dados?

A manipulação de dados nada mais é que o método de coletar, limpar, processar e consolidar os dados para uso na análise.

Simplificando, ele enriquece os dados, os transforma e melhora a precisão do resultado analítico. É uma etapa do processo analítico que consome uma quantidade significativa de tempo e esforço.

Apesar de muitas pessoas consideram a preparação de dados como trabalho sem importância e nada glamouroso, o fato é que a preparação de dados faz parte do processo de análise de dados, assim como os resultados finais são.

A preparação de dados, quando conduzida de maneira adequada, fornece insights sobre a natureza de seus dados permitindo que você faça as melhores perguntas de negócios.

Pode até ajudá-lo a fazer as perguntas certas, em vez daquelas que você já assumiu como corretas para perguntar.

2 – A importância dos Dados nas organizações

Os dados são vitais para garantir que as informações organizacionais sejam precisas, completas e acessíveis, permitindo que os líderes possam tomar decisões proativas e conscientes.

Os dados são a base das informações e do conhecimento dos negócios. Através dos dados ganha-se inteligência, entende-se melhor as necessidades do cliente e consegue tomar decisões e ações mais precisas.

Portanto, se os dados são relevantes, precisos, significativos e acessíveis, isso ajuda no crescimento da organização.

3 – Manipulação de Dados é fundamental

Por isso, tratar seus dados corretamente torna-se uma atividade essencialmente importante. Manipulação, preparação e organização de dados é essencial para aumentar a qualidade dos dados e informações.

Todo esse trabalho é para possibilitar que você e sua empresa sejam  capazes de usar e confiar com eficácia nos dados disponíveis.

Você vai descobrir que a preparação de dados não é mais uma tarefa para engenheiros de dados talentosos ou que requer habilidades de codificação, mas ela está acessível para qualquer pessoa.

4 – Manipulando os Dados com KNIME

Gaste seu tempo com o que realmente vai agregar mais valor ao negócio, como exploração e entendimento dos dados e não com tratamento e manipulação de fluxos de dados.

Através de uma interface visual, sem precisar desenvolver scripts utilizando uma linguagem de programação, em um único ambiente (workflow) você consegue extrair facilmente dados de diferentes fontes com KNIME Analytics Platform.

Deixe o KNIME te ajudar a orquestrar o seu fluxo de dados, integrando ferramentas para escalar seus processos.

Entre em contato conosco e saiba mais: 11 3280-6819/ 11 99428-2105

Fonte: Data Preparation for Dummies – Trifacta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *