Analytic PlatformEbookKNIME

Passo a Passo para criar Tabelas Dinâmicas no KNIME

Desenho computador com planilha Excel

Uma das funcionalidades bastante utilizadas no Excel é a criação de tabelas dinâmicas, que permite analisar os dados de uma planilha de diversas formas.

Apesar de ser uma ferramenta fantástica, as limitações do Excel começam a ficar evidentes à medida que aumenta a quantidade de dados com que precisamos trabalhar.

Você sabia que pode construir uma tabela dinâmica rapidamente utilizando o node Pivoting no KNIME

Com isso você consegue resumir rapidamente seus dados (mesmo que sejam muitos), com base em colunas de grupo, pivô e agregação. Este resumo pode incluir somas, médias ou outras estatísticas, como no exemplo abaixo.

tabela dinamica
Tabela mostrando a média de horas de sol em cada cidade

Fig. 1: Uma das tabelas dinâmicas que mostra a média de horas de sol por mês em cada cidade. Esta tabela foi construída aplicando o node Pivoting a um conjunto de dados que contém pelo menos uma coluna contendo os meses (coluna de grupo), uma coluna contendo as cidades (pivô) e uma coluna contendo as horas de sol (coluna de agregação).

Concluindo, aqui tem um passo a passo para usar o node Pivoting no KNIME –  vlog. Esses três vídeos mostram como aplicar métodos básicos de agregação, como soma e contagem, métodos estatísticos de agregação e métodos de agregação disponíveis para colunas do tipo Data e Hora.

Se você tem interesse em aprender como usar as principais funções do Excel no KNIME, o e-Book em português  FROM EXCEL TO KNIME  vai te ajudar. Ele apresenta todas as funções e técnicas mais comumente usadas no Excel e mostra seus equivalentes na Plataforma KNIME Analytics.

Para ter acesso, é só clicar no link abaixo.

EBOOK FROM EXCEL TO KNIME

Autoras: Maarit Widmann & Casiana Rimbu

Fonte: Blog KNIME

2 comentários sobre “Passo a Passo para criar Tabelas Dinâmicas no KNIME

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *