Analytic PlatformKNIMELow CodeNegociosWorkflow

Quais problemas o KNIME resolve?

Essa é uma pergunta frequente das empresas que buscam a HupData – Quais problemas o KNIME resolve?

As soluções são muitas, porém, a mais valiosa delas é o ganho de tempo.

No mundo dos negócios, tempo é convertido em dinheiro e ferramentas capazes de otimizar o tempo funcionam como multiplicadoras de receita.

Quando o Princípio de Pareto com a regra dos 80/20 é aplicado nas empresas mostra que, em muitos casos, 80% do tempo é gasto com processos e apenas 20% do tempo é gasto com atividades que realmente trazem resultados para o negócio.

E este é um dos grandes “gargalos” das empresas, independentemente do seu porte. É comum encontrar profissionais qualificados queimando seu tempo e subutilizando seus talentos na execução de processos.

1- Mas, como reverter este cenário?

Se considerarmos que a maioria dos processos são tarefas repetitivas e que trazem como agravante sucessivas falhas humanas, então temos um forte argumento para utilizar ferramentas capazes de automatizar esses processos.

Assim, além de aumentar exponencialmente a velocidade das tarefas, a automatização de processos gera confiabilidade dos dados, uma vez que reduz drasticamente o “fator erro humano”.

2- Você já ouviu falar do KNIME?

Nos últimos anos, o KNIME vem se destacando por sua facilidade e simplicidade de uso. Assim, gestores da área de negócio tornam-se menos dependentes dos profissionais de T.I, que normalmente andam sobrecarregados.

No KNIME, as linguagens complexas de programação são substituídas por workflows construídos de forma simples e intuitiva. Os nodes ( “caixas” com funções específicas) possuem nomes simples e intuitivos, facilitando a construção de um workflow.

Por exemplo, quando um arquivo é aberto, alguns dados são selecionados e um novo arquivo é gerado. Usando o KNIME, esse processo pode ser substituído por um workflow com um node de leitura, um node de filtro e por fim um node de gravação.

E a grande vantagem é que este workflow precisa ser construído uma única vez e sempre que houver a necessidade de execução deste processo, basta dar um play.

Analytics com KNIME
Etapas de criação e produção de analise de dados

3- Extraia o melhor da sua equipe

Apesar do exemplo acima ser simples, o KNIME é capaz de automatizar processos grandes e complexos. E é aqui que os ganhos realmente serão sentidos – um processo que antes demorava horas ou até mesmo dias passa a ser concluído em alguns minutos ou até segundos após pressionar a tecla Play.

Dessa maneira, a equipe pode se dedicar às outras atividades analíticas e aprofundamento dos dados que vão gerar maior retorno para o negócio.

Eficiência é, portanto, o maior benefício que o KNIME gera às empresas, tornando o negócio muito mais produtivo e competitivo.

4 – Conclusão

Se você busca performance e maior produtividade da sua equipe, mais autonomia de TI e não tem um time de cientistas de dados, o KNIME é a ferramenta certa para sua empresa.

Clique aqui e tire suas dúvidas com um de nossos especialistas.

Redação: Felipe Rodrigues | Revisão: Silene Morikawa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.