Cientista de DadosData DrivenNegociosProfissionais de Negócios

Como atrair e reter profissionais de dados?

Como-atrair-profissionais-de-dados]

O crescimento exponencial de dados nos últimos anos valorizou os profissionais de dados. Consequentemente, a corrida para a contratação de profissionais capacitados a coletar, analisar, interpretar  e gerar insights através dos dados, ficou acirrada.

As empresas entenderam que atrair e reter profissionais de dados, com conhecimento e habilidades técnicas e comportamentais é imperativo para sua sobrevivência.

Então, como uma empresa pode atrair e reter talentos para sua equipe de dados?

De acordo com a Gartner*, esses 3 passos são fundamentais:

1 – Cultura organizacional centrada em pessoas

Criar uma cultura organizacional que prioriza os funcionários como seres humanos em primeiro lugar é uma das maneiras de atrair e reter talentos. 

O equilíbrio entre a vida profissional e pessoal tornou-se mais importante à medida que os funcionários se adaptaram com as opções de trabalho híbrido e remoto. Como eles valorizam cada vez mais a flexibilidade do trabalho remoto, cabe aos líderes explorar o trabalho remoto ou híbrido como uma opção permanente ou de longo prazo. Além disso, a flexibilidade de local para trabalhar deve estar explícita nos anúncios de emprego.

2 – Variedade de talentos

Você pode atrair novos profissionais de Data Analytics contratando talentos atípicos ou neurodiversos, que geralmente são pessoas altamente lógicas e analíticas. Até 2024, a Gartner estima que 80% dos CIOs de grandes empresas terão uma estratégia de talentos de neurodiversidade e que esses funcionários compreenderão de 3% a 5% de suas forças de trabalho de TI. 

Por exemplo, pessoas com TDAH têm foco excepcional e habilidades de resolução de problemas. Da mesma forma, as pessoas autistas são meticulosas e têm um pensamento analítico mais elevado.

Ao incentivar a neurodiversidade, as organizações podem ser beneficiadas em termos de inovação, criatividade e diversidade de pensamento.

3 – Treinamentos e Alfabetização de Dados

Disponibilizar treinamentos e desenvolver programas de alfabetização de dados que ajudam a melhorar habilidades analíticas da equipe contribuem na retenção de talentos. 

Por isso, é importante investir em programas de treinamento que aprimoram os funcionários não apenas em habilidades técnicas ou em certificações específicas, mas também em habilidades comportamentais, como colaboração em equipe, comunicação, visão do negócio e storytelling. 

O que fazem os funcionários permanecerem nas empresas?

A maioria dos funcionários de organizações de grande porte (80%) diz estar mais propensa a permanecer em uma empresa que os treina para desenvolver suas habilidades em dados.

No entanto, apenas 40% deles disseram ter recebido treinamento e capacitação necessária para melhorar o desempenho das suas atividades.

Esses são os dados da pesquisa Construindo a Alfabetização em Dados*, da Tableau com mais de 2 mil líderes e colaboradores em dez países, incluindo Brasil.

A pesquisa mostra também que há uma lacuna entre a demanda e o desejo por capacitação nesta área e sua implementação pelas organizações. Ainda que 82% dos líderes de equipes afirmam que esperam que todos os funcionários tenham noções básicas de dados.

Em conclusão, os funcionários permanecem nas empresas que dão condições de alavancar sua carreira, aprimorando suas habilidades em dados e acompanhando os avanços acelerados da tecnologia de dados.

Building Data Science Teams

Se você lidera uma equipe e quer atrair e reter profissionais de dados, vale a pena conhecer esse livro – Building Data Science Teams. É curto, tem apenas 22 páginas, não é livro técnico e dá para fazer download gratuitamente aqui.

O autor DJ Patil é um renomado cientista de dados, que fala sobre a importância de montar equipes de dados fortes e inovadoras.

Treinamento em Data Analytics

HupData oferece programas de treinamento e mentorias acessíveis às mais variadas áreas de negócio, seja qual for o nível de maturidade da sua empresa.

Se você acredita que treinar sua equipe e democratizar o uso de dados é imprescindível para aumentar a produtividade do time, nível de satisfação e retenção de talentos, conheça as opções de treinamentos da HupData.

Nossa equipe é composta por profissionais certificados na ferramenta KNIME Analytics Platform, com habilidades variadas de Data Science, todos prontos para ajudar você e seu time a escalar o sucesso de seu negócio.

Referências: https://www.gartner.com/en/articles/how-to-attract-and-retain-talent-for-your-data-and-analytics-team

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.