análise de dadosAnalyticsKNIMELow Code

Low Code: O que é? Por que é importante?

Como funciona as plataformas low code

Você sabe o que é uma ferramenta low code? Se você ainda não conhece o termo ou está buscando conhecer novas tecnologias e ferramentas que aplicam este conceito, você chegou ao lugar certo.

Entenda porque é fundamental conhecer e até mesmo utilizar ferramentas baseadas neste conceito para escalar a sua produtividade ou a de seu time.

1 – O que são tecnologias Low Code?

Usamos o termo Low Code para nomear o desenvolvimento de software utilizando pouco ou nenhum código. Ao invés de código bruto, o desenvolvedor utiliza ferramenta com interface gráfica amigável e intuitiva para o desenvolvimento.

Ou seja, em vez de utilizar linguagens de programação complexas, o desenvolvedor pode simplesmente clicar e arrastar, ou copiar funcionalidades já prontas na plataforma low code.

Existem plataformas low code para desenvolver praticamente qualquer tipo de soluções, desde aplicações web até modelos de machine learning.

Por exemplo, a plataforma KNIME Analytics tem ajudado equipes de análise de dados  a desenvolver soluções “end to end” ( do começo ao fim), em um projeto de Data Science. Já por muitos anos KNIME está entre as plataformas líderes para projetos de Data Science

Com o KNIME, o time de Data Science consegue em uma única ferramenta estruturar desde a extração e preparação dos dados até a construção do modelo estatístico, reporting, dashboard entre outras soluções.

2 – Por que Low Code é importante?

O conceito low code vem para resolver, entre outros, o problema da falta de mão de obra especializada e baixa produtividade da equipe. 

Apesar de todas as dificuldades econômicas pós pandemia que o mundo vem enfrentando, as áreas ligadas à tecnologia da informação continuam contratando mais do que despedindo.

Sempre houve um déficit muito grande entre a quantidade de vagas abertas e mão de obra qualificada disponível. Um profissional de T.I geralmente demora alguns meses ou anos para se especializar em determinada área.

E esta curva de aprendizado, muitas vezes se deve à necessidade de especialização em linguagens de programação e desenvolvimento de raciocínio lógico.

As plataformas low code batem de frente com esta barreira, ajudando profissionais a construir soluções de forma simples e intuitiva, reduzindo assim a curva de aprendizagem comparada a uma linguagem de programação.

Com isso o profissional também ganha tempo para focar no que realmente vai agregar maior valor ao negócio, ou seja, entender o problema de negócio, o setor de atuação, e finalmente as necessidades do cliente.

Equipes que demorariam  meses se especializando em alguma linguagem de programação vão gastar apenas dias aprendendo alguma ferramenta Low Code que os empodere a criar soluções complexas de forma simples.

3 – Uma plataforma para Data Science de ponta a ponta

A plataforma KNIME Analytics é uma das principais ferramentas do mercado para desenvolvimento de projetos de Data Science. 

Quando dizemos que ela é uma solução de ponta a ponta nos referimos ao, por exemplo, CRISP-DM:

O CRISP – DM é um padrão muito utilizado para nomear cada uma das etapas dentro do ciclo de vida de um projeto de Data Science que são:

  • Entendimento do Problema
  • Entendimentos dos Dados 
  • Preparação dos Dados
  • Criação da Solução ( Modelo, Reporting, Dash e outros)
  • Validação da solução
  • Deploy ou Implementação

O KNIME é uma plataforma Low code que contém funcionalidades, chamadas de nodes, para a execução de atividades relacionadas a todas as etapas deste ciclo de vida, como:

  • Conexões com diferentes tipos de fontes de dados
  • Manipulação de Dados
  • Modelagem estatística ou cálculos matemáticos (KPIs)
  • Entrega em produção

A interface da ferramenta KNIME é simples e intuitiva bastando ao usuário apenas clicar e arrastar um de seus nodes, construindo assim workflows que recebem, tratam e entregam os dados como arquitetado pelo analista.

Mais sobre o KNIME

Nós da equipe Hupdata temos o privilégio de sermos um dos parceiros Elite do KNIME, o que nos possibilita ministrar diversos treinamentos com o uso da ferramenta assim como o programa de certificação. 

Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco para conversar sobre como podemos ajudar você e sua equipe a escalar a produtividade com o uso da plataforma KNIME Analytics.

Conheça também a nossa plataforma Hupdata Academy, onde disponibilizamos dezenas de materiais sobre Data Science e a plataforma KNIME gratuitas e em português.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *