análise de dadosAnalyticsAprendizagem de MáquinaCiência de DadosMachine Learning

5 problemas de negócios que podem ser resolvidos com Análise de Dados.

Problemas Resolvidos com Analise de Dados

Você sabe quais são os principais problemas de negócios que podem ser resolvidos com Análise de Dados?

Muitos tem essa dúvida, por isso nesse artigo vamos falar sobre 5 áreas onde a análise de dados é fundamental para alavancar os resultados da sua empresa.

E a pergunta é – Por que basear as decisões da organização em “achismos” quando existem tantos dados disponíveis para analisar?

01 – Personalização de Ofertas

A quantidade de valor que uma empresa pode entregar é proporcional ao quanto ela conhece as necessidades e dores dos seus clientes. 

Porque quanto mais a empresa conhece estas necessidades mais ela pode melhorar a solução ofertada. 

O quanto você conhece o seu cliente? Quantas informações tem na sua organização sobre o perfil de pessoa que compra seus produtos e serviços?

Se você já possui muitos dados sobre o seu cliente, de que forma está usando esses insights para melhorar os resultados? Que tipos de análises tem realizado?

Uma análise de dados mais aprofundada vai ajudar a encontrar os clientes que precisam, mas ainda não sabem que precisam dos seus produtos. 

Este é o tipo de cliente onde a concorrência é menor.

Dessa maneira, analisar os dados dos clientes atuais vai ajudar a atrair outros clientes, a criar ofertas mais assertivas e humanizadas, através de ações de marketing que atingem aspectos individuais de cada perfil de cliente.

02 – Melhorias da Operação com Análise de Dados

Fazer mais com menos, focar em pontos de maior atenção, não desperdiçar recursos. Estes são alguns dos mantras de qualquer administrador. 

Cada vez mais as empresas estão gerenciando seus recursos baseadas em análise de dados. Seja alocando pessoal ou equipamento em regiões ou cidades que terão maior demanda, seja realocando onde não haverá tanta necessidade.

A análise preditiva permite que as organizações sejam mais eficientes e competitivas. Quanto mais dados você tiver sobre o seu negócio, mais precisamente poderá calcular os preços e custos. 

Qual é a sua margem atual para cada produto vendido? Quais fornecedores, processos de logística e inovações é possível trabalhar para melhorar os produtos, sem reduzir a margem de lucro?

Será que tenho tudo que é preciso para realizar esta análise de dados, descobrir as melhores condições e gerar novos insights? Qual é a produtividade da minha equipe atualmente?

Todas essas perguntas são importantes para a sobrevivência dos negócios hoje em dia. Acreditamos que somente uma cultura estratégica baseada em Análise de Dados vai proporcionar as respostas.

03 – Previsão de Vendas e Reposição de Estoque

Seu negócio está preparado para os bons tempos? E está resistente aos períodos não tão bons assim? 

Em algum momento você já desperdiçou recursos por ter comprado mais do que poderia vender ou usar naquela época? 

Ou já perdeu a oportunidade de vender por não ter mais peças em estoque?

Muitas grandes empresas conseguem trabalhar com um nível de estoque mínimo, sem perder oportunidades de vendas e sem desperdiçar recursos com aluguel de locais ou descarte de material vencido, por exemplo.

É como isso é possível? 

Ao analisar os comportamentos de vendas nos últimos anos é possível predizer, com alto nível de confiança, como serão suas vendas nos próximos meses.

Exceto quando existem fatores não controláveis, como desastres naturais ou biológicos, as análises preditivas são determinantes para prever e planejar melhores resultados.

04 – Redução de Risco

Você monitora as ações implementadas? Elas estão surtindo o efeito esperado nos resultados de sua organização? 

Como se diz – “Quem não mede não gerencia”

Ao monitorar as ações e resultados através de análise de dados, você vai conseguir identificar os riscos que está correndo e as oportunidades que está aproveitando.

Por exemplo, quando uma instituição financeira recebe uma solicitação de concessão de crédito, em primeiro lugar procura analisar o histórico do solicitante; assim como o momento econômico social do país.

Baseada nesta análise e na estratégia política econômica da empresa, é possível determinar o risco da concessão e aí decidir liberar ou não o crédito.

Acreditamos que esta forma de operação pode ser aplicada a qualquer tipo de negócio. 

Porque existe sempre um risco por trás de qualquer decisão, e somente é possível determinar este risco através da análise de dados que estiverem disponíveis.

05 – Detecção de Fraudes

Sim, infelizmente há muitas pessoas que dedicam seu tempo e conhecimento para se apropriar dos bens alheios.

Hoje em dia, através dos meios eletrônicos as ameaças a qualquer sistema de segurança são inúmeras.

Este é um ponto importante que merece a sua atenção; caso contrário pode comprometer bastante a saúde do seu negócio.

Faz ideia de quanto tem-se perdido por ano com questões não identificadas ou não explicadas? Quanto sinistros tem impactado os seus resultados?

As brechas de seguranças e ocorrências de fraude são pontos cruciais do negócio, uma vez que pode resultar em processos legais pelo vazamento indevido de dados, por exemplo.

Existem hoje diversas técnicas de Machine Learning, para análise de dados, inclusive em tempo real, dedicados a detectar e eliminar práticas fraudulentas.

Se o seu negócio ainda não está no mundo digital, com toda certeza ele vai precisar estar um dia.

Por isso, em algum momento você vai ter que dar atenção à prevenção de fraudes. E a tecnologia de Machine Learning é uma das soluções mais eficientes e inovadora para esse desafio.

Conclusão

Em conclusão, dos motivos mais comuns aos mais complexos, existem inúmeras razões que evidenciam a importância de uma cultura empresarial orientada a decisões baseadas nos dados (data driven).

Atualmente, temos à nossa disposição muito recursos e metodologias para processar grandes volumes de dados e gerar preciosas informações.

Você viu neste artigo 5 problemas de negócios mais comuns que podem ser resolvidos com Análise de Dados. Entretanto não é fácil implementar uma cultura data driven nas organizações.

Somos uma empresa especializada em democratizar dados e podemos ajudar você e sua equipe a alcançar rapidamente seus objetivos em Análise de Dados.

Nossa missão é:

“ Empoderar pessoas a tomarem decisões estratégicas baseadas nos dados”

Como fazemos isso?

Empoderamos nossos clientes através de Treinamentos e Consultorias em Análise de Dados / Data Analytics. 

Entregamos a sua equipe o conhecimento essencial necessário, bem como, os meios e ferramentas para que todos possam atingir seus objetivos.

Conheça o nosso catálogo de treinamento ou entre em contato conosco para maiores informações. Teremos prazer em ajudá-lo nesse projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *