AnalyticsAprendizagem de MáquinaData DrivenData ScienceInteligência Artificial

4 Passos para criar uma Cultura Data Driven

Cultura organizacional

A cultura Data Driven nada mais é do que uma cultura organizacional orientada por dados, que contesta as decisões baseadas em “achismos”.

Essa estratégia envolve métodos científicos, estatísticos e análise por algoritmos para transformar os dados em inteligência para o negócio.

As empresas que implantam uma cultura Data Driven nos negócios conseguem previsões mais assertivas, adaptabilidade e reação rápida às mudanças, agilidade e eficiência na tomada de decisões, além de fomentar a inovação.

Apontamos quatro passos para a construção e implementação desta cultura no seu negócio.

Passo 1 – Estruturação dos dados

O primeiro passo é a organização da origem e estrutura dos dados. Neste momento, é preciso coletar e organizar os dados disponíveis (CRM, sistema ERP, vendas, Marketing, dados do mercado entre outros). Com os dados unificados, passa-se para o segundo passo.

Passo 2Ferramenta de trabalho

Nessa etapa é importante selecionar as ferramentas mais adequadas para trabalhar com os dados. Esta ferramenta deve ter suporte para as principais funcionalidades exigidas, como Machine Learning, Automação de Processos e integração com diferentes serviços.

Uma ferramenta que entrega todas essas funcionalidades, é intuitiva, fácil de usar (Low Code) e gratuita (versão Desktop) é o KNIME Analytics Platform.

Passo 3 – Capacitação Profissional

Por último e não menos importante é a capacitação da equipe. É preciso ter profissionais especializados para manipular os dados, montar modelos e construir indicadores.

Para isto, existem vários programas de treinamento, cursos e qualificação das ferramentas de Analytics.

A HupData pode ajudar sua equipe a potencializar resultados através de uma cultura Data Driven. Saiba como democratizar o uso de dados na sua organização, automatizando a geração de insights e conhecimento.

Passo 4 – Proteção dos Dados

É fundamental investir na proteção dos seus dados, através de controle de acessos, firewalls e toda segurança possível. Tudo isso para que os dados estejam sempre disponíveis aos colaboradores, mas também estejam seguros dentro da empresa.

Por fim, acreditamos que a cultura Data Driven deve ser construída com apoio de todos colaboradores da empresa, para que o poder dos dados seja potencializado.

Acreditamos que, em breve, a tomada de decisões baseada em dados será uma questão de sobrevivência para muitas organizações.

Saiba como a Hupdata ajuda empresas a implementar uma Cultura Data Driven, através de consultorias, treinamentos e ferramentas de análise de dados.

Gustavo Bruno – Data Analyst at Hupdata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *