indústriaInteligência Artificial GenerativaNegocios

IA Generativa aprimora a eficiência operacional 

Foto de um homem segurando notebook e aprimorando eficiencia operacional

Eficiência operacional é o que toda empresa busca e quer aumentar. O avanço meteórico e o potencial da Inteligência Artificial Generativa (IAG) pode ser a chave para superar esse desafio.  

Já está comprovado que a IA Generativa aprimora a eficiência operacional das empresas. Ao utilizar algoritmos avançados e redes neurais para processar dados complexos, a IA Generativa pode otimizar processos, identificar padrões e oportunidades de melhorias, assim como gerar uma infinidade de novos conteúdos e insights.  

Segundo dados*, o Brasil enfrenta desafios persistentes em relação à eficiência produtiva, evidenciados por um baixo crescimento de 0,8% ao ano na produtividade. A Inteligência Artificial (IAG) Generativa surge dentro desse contexto como uma solução promissora. 

Impacto no Mercado de Trabalho 

A automação proporcionada pela IA Generativa está remodelando o mercado de trabalho, substituindo tarefas repetitivas e impulsionando a demanda por profissionais qualificados.  

Enfrentando um déficit de 530 mil profissionais de TI até 2025**, o mercado de trabalho brasileiro pode usar o potencial da IA Generativa para preencher essa lacuna, impulsionando a inovação tecnológica em toda empresa. 

Uma vez que a implementação da IA Generativa resulta em melhoria da eficiência produtiva, redução de custos operacionais, aumento da produtividade e elevação da qualidade dos produtos e serviços. 

Perspectivas Futuras e Recomendações 

Para otimizar os benefícios da IA Generativa é importante que as empresas invistam em pesquisas e parcerias com especialistas em IA. A HUPDATA está na vanguarda dessa inovação, utilizando IA e Machine Learning em praticamente todas as soluções e projetos de clientes, desde 2018. 

Ao reconhecer a importância estratégica da IA Generative, a HUPDATA tem investido em pesquisas e desenvolvimento de soluções personalizadas para indústrias, bancos, instituições de saúde, varejo, distribuidoras de energia, escritórios de advocacia, entre outros.   Saiba mais.

Conclusão 

Estamos ainda nos estágios iniciais da IA Generativa no Brasil, mas já é evidente que ela surge como uma força revolucionária para aprimorar a eficiência operacional das organizações. 

A convergência da IA Generativa com abordagens low code e open source promete uma era de avanços significativos na eficiência operacional e democratização no uso de dados.  

**Google for Startups

* Dados do Observatório de Produtividade Regis Bonelli (FGV) 1995 a 2022 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *