Nenhum C-Level se importa com qual linguagem de codificação foi escolhida por engenheiros e cientistas de dados – até que a decisão afete o resultado final.
Embora muitos tenham argumentado sobre por que o low-code é adequado para o cientista de dados, existe um argumento igualmente forte para os benefícios do low code para áreas de negócios.
Ciência de Dados x Área de Negócios
A ciência de dados é uma arte colaborativa – que requer uma combinação de dados e perspicácia nos negócios. No entanto, a realidade é que as duas áreas ficam muito distantes.
Enquanto os cientistas de dados estão preocupados com a seleção de recursos e a precisão do modelo, seus colegas de negócios pensam na retenção de clientes e na qualidade do produto.
Enquanto os cientistas de dados estão preocupados com as classificações, os empresários estão preocupados com os balanços.
Portanto, escolher software low code para ciência de dados é investir em um terreno comum entre os cientistas de dados e as áreas de negócios – que são os “usuários finais”. É investir em grupos de trabalho mais eficientes e no compartilhamento de conhecimento e qualificação.
Mais importante ainda, é investir na obtenção de dados para impulsionar rapidamente muitas outras decisões em sua organização.
A importância do “momento Eureka!”
Todo cientista de dados é impulsionado pelo “momento Eureka!” Mas, o que isso significa?
É o instante em que eles entendem os dados e podem dar um sentido maior a eles, como por exemplo, prever hábitos de compra futuros. Esse momento Eureka também acontece quando outras pessoas na organização começam a ver e entender o valor da ciência de dados.
Quanto mais tempo leva para qualquer pessoa na organização entender o valor dos dados (Tempo para Eureka!), mais difícil é para a equipe de ciência de dados trabalhar. Por consequência, eles perdem tempo explicando, documentando e defendendo seu trabalho, enquanto os projetos são atrasados, bloqueados ou cancelados.
Por outro lado, os usuários da área de negócios não estão expostos a problemas suficientes para saber quais perguntas fazer ou se determinada função tem algum valor.
Em outras palavras, um curto tempo para Eureka é a chave para dimensionar a função da ciência de dados na empresa moderna.
Vantagens de ferramentas low code para áreas de negócios
Quando adotada em toda a empresa, uma ferramenta low-code tem dois efeitos positivos.
Primeiro, mais pessoas na organização entendem o que pode ser feito com os dados. Portanto, elas entendem melhor quais perguntas podem ser feitas sobre eles.
Em segundo lugar, mais pessoas na organização têm o poder de realizar tarefas básicas de ciência de dados por conta própria, com autonomia, sem depender dos cientistas.
Quando escolhemos plataformas low-code não estamos falando apenas sobre uma ferramenta eficiente para os cientistas de dados fazerem seus trabalhos. Mas, especialmente estamos falando de uma ferramenta que aprimora a compreensão básica de dados na empresa, tornando transparente o uso das tecnologias mais complexas, como por exemplo Machine Learning.
KNIME Analytics Platform
Você já ouviu falar do KNIME?
KNIME é uma plataforma Low code que contém funcionalidades, chamadas de nodes, para a execução de atividades relacionadas a todas as etapas deste ciclo de vida, como:
- Conexões com diferentes tipos de fontes de dados
- Manipulação de Dados
- Modelagem estatística ou cálculos matemáticos (KPIs)
- Entrega em produção
Para saber mais, acesse: https://hupdata.com/knime-server/
Autor: Michael Berthold é cofundador e presidente do KNIME, a plataforma de análise aberta usada por milhares de especialistas em dados em todo o mundo. Atua também como professor da Konstanz University, na Alemanha.
Artigo original: https://www.knime.com/blog/low-code-brings-business-and-data-science-closer