AnalyticsInteligência ArtificialMachine Learning

5 problemas de negócios resolvidos com Data Analytics, Machine Learning e IA

Nos últimos anos, a HupData tem desenvolvido inúmeros projetos envolvendo Data Analytics, Machine Learning e IA das maiores empresas no Brasil. Identificamos que o uso dessas novas tecnologias tem ajudado muitas organizações a:

  • aumentar eficiência operacional das áreas
  • democratizar a alfabetização de dados
  • melhorar a governança dos dados
  • criar novos produtos ou aprimorar os existentes
  • impulsionar a transformação digital

Segue abaixo os 5 problemas de negócios resolvidos com Data Analytics, Machine Learning e IA:

1. Automatização de tarefas

É possível  automatizar inúmeras tarefas manuais – entrada de dados, acompanhamento de atendimento ao cliente e recomendações de produtos. Isso libera os funcionários para fazer análises mais profundas, que podem melhorar a eficiência da equipe e economizar tempo e dinheiro. Além disso, automatização pode ser usada para pesquisar e identificar leads de vendas e comportamentos de novos usuários.

2. Detecção de fraudes

Algoritmos de detecção de fraudes podem ser usados em muitas áreas – comércio eletrônico, seguradoras, distribuidoras de energia elétrica, mas o uso mais comum é no setor bancário.  Os modelos de Machine Learning e IA conseguem detectar fraudes em questão de segundos.

Eles usam dados como a identificação do titular do cartão, o local onde o cartão foi emitido, o horário, local e valor da transação para identificar transações suspeitas. Uma vez que o modelo detecta uma anomalia, um sistema de notificação é programado para bloquear a transação e alertar os serviços de detecção de fraude.

3. Manutenção preditiva 

Usando análise preditiva é possível prever quando há probabilidade de um equipamento quebrar. Algoritmos de detecção de anomalias altamente precisos podem detectar falhas até uma fração de milímetro e sinalizá-los, para que operadores humanos possam intervir e prevenir as falhas antes que aconteçam.

Isso reduz significativamente o downtime do equipamento, reduz os custos de manutenção e pode prevenir acidentes. Sistemas confiáveis ​​de manutenção preditiva ajudam a garantir a segurança, aumentam a vida útil do equipamento, assim como aumenta a satisfação e retenção do cliente.

4. Descobrir novos insights

As organizações entendam melhor e mais rapidamente seus dados quando usam data analytics, aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural. Pois, eles revelam insights e padrões para análise que não estão aparentes. 

Também é bastante útil para avaliar o sentimento existente nos textos e prever as intenções de um cliente através de seus comentários, dúvidas e bate papo que ele deixa nas mídias sociais. 

Esses insights permitem uma tomada de decisão mais rápida e revelam oportunidades para:

  • melhorar os produtos existentes,
  • sinalizar problemas antes que afetem um grande número de clientes,
  • criar novos produtos ou serviços,
  • impulsionar campanhas de marketing

5. Otimização de preços e cadeia de suprimentos

Em toda a cadeia de suprimentos, modelos analíticos preditivos são usados ​​para identificar níveis de demanda para diferentes estratégias de marketing, preços de venda, localizações e muitos outros pontos de dados. 

Serve para otimizar preços, permitindo que as empresas ofereçam descontos em itens populares e regionais, obtendo lucros em itens menos populares.

A análise preditiva também determina os níveis de estoque necessários em diferentes instalações, de acordo com a demanda. Além disso, ajuda os fabricantes de peças e veículos – e seus parceiros de logística – a serem mais eficientes e lucrativos, ao mesmo tempo em que aprimoram o atendimento ao cliente e aumentam a reputação da marca.

Considerações Finais

Em meio à corrida de transformação digital que as organizações estão fazendo, existem muitos outros desafios que Analytics, Machine Learning e Inteligência Artificial podem ajudar a resolver.

Queremos saber quais são os seus desafios de negócios. Deixe a HupData te ajudar.

https://bit.ly/falecom_hupdata

Referência Bibliográfica: Anaconda.com/blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *